O evangelho segundo Ernest Cline

ready-player-one-screenwriter-zak-penn-says-its-to_shcv.1920

Até onde você acha que a nossa tecnologia pode chegar? Já pensou em um dia em que todos nós vamos poder viver no mundo virtual como se fosse o real? Em que jogos de simulação de vida como Second Life e The Sims são tão imersivos que será possível ir á escola, trabalhar e até fazer sexo, tudo isso sem realmente ter de sair do conforto do lar. É sobre isso que  livro que vou falar hoje propõe.

Jogador N° 1, é um livro lançado em 2011 pelo escritor (e obcecado pela cultura pop dos 80′) Ernest Cline. Ambientado no ano de 2044, num futuro onde o mundo que vivemos já praticamente não existe, já que a humanidade conseguiu ser tão egoísta a ponto de esgotar os recursos naturais do planeta gerando uma crise global de energia, e deixando toda população das classes mais baixas desamparas. Devido a toda a merda que acontece, as plantas e animais começam a morrer, e as pessoas no mundo também por conta problemas causados pelo aquecimento global ou nas guerras pelos últimos recursos naturais ainda existentes.

No meio de todo o desastre as pessoas já cansadas de viver no mundo real começam a ficar cada vez mais dependentes dos ambientes virtuais, até que aparece o OASIS, um novo sistema de simulação imersiva em que praticamente qualquer um consegue usar com um visor e luvas de realidade virtual (bem parecido com a tecnologia proposta pelo Oculus Rift por exemplo) e viver nesse mundo como se fosse a vida real. Lá você pode fazer tudo que você já faz no mundo real, com o bônus de funcionar como um jogo de MMORPG, ou seja, você pode ser um ser humano, como também pode ser um mago, ou um orc, as possibilidades são imensas. O OASIS se torna um sucesso, e com boa parte do mundo aderindo essa tecnologia e gastando muito dinheiro no jogo, já que assim como no Habbo ou Second Life você precisa pagar em dinheiro de verdade para ter itens, roupas e afins.

No meio de todo o sucesso o seu criador e dono de toda corporação que administra o jogo morre repentinamente, porém como uma pessoa um pouco excêntrica e por não ter herdeiros, resolve que sua fortuna será entregue a quem resolver uma quest (ou missão, como nos RPGs) para achar o easter egg do jogo, ele deixa junto com o desafio um manual com dicas e referências importantes para ajudar na busca que fica conhecido como “O Almanaque” e logo se torna um livro tão influente como a bíblia já foi, porém passam-se 5 anos e ninguém faz progresso na busca que fica conhecida como “caça ao ovo”. Até que Wade, um garoto órfão que mora num tipo de estacionamento para trailers parecido com uma favela resolve a primeira pista e desvenda a primeira parte do enigma. Logo a gente começa a conhecer mais sobre a vida do Wade (ou Parzival, que é o nome de seu avatar no jogo) e acaba se apegando a ele e torcendo pelo seu progresso na aventura.

A parte mais legal do livro são as muitas referências á literatura, séries, jogos e praticamente tudo durante as décadas de 70 á 90. É impossível não sentir aquela nostalgia quando aquele nosso jogo favorito ou aquele episódio daquele anime vintage é citado. As referências são muitas, visto que o próprio autor é muito ligado a todos esses temas nostálgicos, já que ele lançou recentemente um livro chamado Armada, revisitando novamente todos esses temas nostálgicos que a gente tanto ama. Os personagens nesse livro são todos muitos interessantes também, eu adoro o jeito marrento da blogueira Art3mis, e o bom humor do Aech, o guerreiro mais foda de todos (senpai notice me please), sem falar do vilão da história, Sorrento, o diretor da IOI, a empresa fascista que pretende tirar toda a liberdade que as pessoas têm dentro do jogo, enfim, todo mundo deveria ler isso.


O livro ganhou recentemente um relançamento aqui na Terra Brasilis e os dois livros já foram confirmados que serão adaptados para o cinema em breve. O filme de Jogador N° 1 está esperado para ser lançado em dezembro de 2017 com direção de ninguém menos que Steven Spielberg, já o filme de Armada ainda não tem diretor nem elenco confirmados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s