Indie coreano para dummies

Desde que eu pensei em começar o blog, esse é um dos posts que eu estava mais animado pra fazer, já que ele é sobre uma das minhas mais novas obsessões. Aí vocês me perguntam: “O que tem de tão bom no indie coreano“? E o que eu posso dizer pra você é que não falta criatividade na hora de criar músicas incríveis e que a Coréia não se limita ao k-pop. Nesse post eu vou listar as minhas bandas favoritas e tentar exemplificar o som deles.

Urban Zakapa

urban-zakapa_1431975812_af_org

Eles começaram como um grupo de 9 (!!) membros porém em 2012 eles se tornaram um trio, eles fazem um som considerado R&B porém com uma vibe mais leve e relaxante (Não vai achando que isso é The Weeknd ou FKA twigs). Eles já lançaram quatro álbuns de estúdio e quatro EPs até agora. Ouça: My Love, Cry baby, No Love.

Needle&Gem

needle&gem홈페이지_아티스트_니들앤잼-1024x556

Essa banda/duo é relativamente nova, mas me impressionou com a delicadeza das composições, que são totalmente em inglês, lembra bastante Damien Rice, Surfjan Stevens ou as músicas antigas do Coldplay (do álbum Parachutes). Formada pelo vocalista Eric You e pela violinista Rebbeca Jung, as músicas acústicas e de sabor agridoce, nos transporta pra uma época mais feliz, pura nostalgia. Até agora foi lançado um EP. Ouça: Dawn, Wall.

Busker Busker

20584-busker-busker-s-new-songs-dominate-music-charts

A queridinha das coffee shops na Coréia, ganhou o prêmio de melhor banda revelação de 2012 no Mnet Asian Music Award – fazendo uma legião de fãs de outros grupos consideradas mais populares que eles arrancarem os cabelos – a banda é formada por Jang Beom-Jun na guitarra/vocal, Kim Hyung-Tae no baixo e Brad Moore na bateria e fazem um soft-rock bem divertido, provavelmente é um dos grupo com o fator pop mais alto da lista. Eles lançaram dois álbuns de estúdio e um EP para logo entrar em recesso em 2013. Ouça: Loneliness Amplifier, Perfume.

10cm

10cm-320926

Umas das minhas bandas favoritas da lista, o nome faz referência á diferença de altura entre os dois membros do grupo, Kwon Jung Yeol (Vocal principal e percussão) e Yoon Cheol Jong (Vocal de apoio e guitarra). O som deles é considerado folk-rock acústico, eles são claramente influenciados por bandas como Coldplay e Keane. Até agora já foram lançados três álbuns de estúdio e dois EPs. Ouça: That’s Not, Rebirth, Sseudam Sseudam, Missing You.

OKDAL

okdal 10655_11931_5023

Oksang Dalbit é um duo formado em 2009 por Kim Yoonju  e Park Sejin. Fazendo um folk-pop composto basicamente no piano, o charme fica no clima sempre calmo e o instrumental pouco usual, usando xilofone, escaleta, triângulo e sax, além das letras sempre muito pessoais e com uma carga motivacional de fazer derreter o coração mais gelado. Não preciso nem falar que essa é meu xodó do momento.

Elas já lançaram dois EPs, dois álbuns de estúdio e vários singles digitais. Ouça: 구제불능, Nostalgia, Cheer Up, Bird, Thank You, Forest.

Neon Bunny

30213-neonbunny-otyn

Originalmente parte da banda The Black Skirts, esse é um projeto eletrônico da cantora e compositora Im Yu Jin. Desde 2011 ela já lançou um álbum de estúdio, um EP e alguns singles. Usando de forte influência de synth-pop e das bordas do pop nos anos 80, soa muito divertido e cativante. Ouça: It’s You, Oh My Prince, Plastic Heart.

Clazziquai Project

clazziquai111

Eu deixei o melhor pro final, porque eu queria deixar bem claro que isso é uma das coisas mais legais já feitas. Formada por Horan e Alex – ambos alternando nos vocais – e o DJ Clazzi, responsável pela produção e mixagem das músicas. O som deles não pode ser definido apenas como “música eletrônica”, pois as influências nítidas á house, acid jazz e até bossa nova se fazem presentes fazendo do som deles único e experimental. O primeiro disco deles, Instant Pig, lançado em 2004 ainda remanesce como uma das obras mais interessantes e influentes da música coreana. Eles já lançaram seis álbuns de estúdio e várias compilações com remixes e versões alternativas. Ouça: Sweetest Name, Flower, After Love, Glory, Crave You.


É isso, muita (mas muita mesmo) coisa ficou de fora, então esperem por uma parte dois em breve, só queria deixar esse espaço pra dizer que estou adorando falar um pouco sobre as coisas que eu gosto e obrigado por ler 💗

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s